"O mundo está em constante evolução". Essa é, com certeza, uma afirmação inquestionável. A todo instante o homem tem sido bombardeado por novas tecnologias e estas, por sua vez, vêm transformando - geração após geração - o homem e seus costumes. Com a revolução da era digital, a leitura e o pensamento do homem estão sendo transformados. Mas como devem ser encaradas tais mudanças? São elas positivas ou negativas?
Com o advento das Revoluções Industriais, o homem tem evoluído drasticamente. Máquinas Hollerith - consideradas altamente tecnológicas no início do século XX - não podem ser comparadas aos aparatos tecnológicos atuais. Tal evolução atingiu diversas áreas da vida humana, como o modo de pensar e ler. Livros que há alguns anos só podiam ser encontrados em bibliotecas, hoje podem ser acessados aos milhares em um "simples" leitor eletrônico, como o "iPad". Tal revolução possibilitou uma maior acessibilidade ao leitor virtual, pois centenas de livros considerados de domínio público estão disponíveis de maneira gratuita e integral, além de uma maior portabilidade.
Apesar de tantos benefícios, também podem ser encontrados diversos problemas relativos à revolução digital. A enorme quantidade de informações é um exemplo. Através dessa mazela, o homem passou a reter todas as informações (ou boa parte delas), mas de forma resumida, passando a perder, assim, a essência dos detalhes. Além disso, o ser humano pode estar sujeito à milhares de informações equivocadas, quando este as procura no meio virtual. A falta de concentração e atenção é outra mazela relacionada à leitura virtual e esta, por sua vez, tem causado problemas ao modo de pensar humano, como já alertam alguns autores de grande renome.
Diante de tais aspectos negativos e positivos, cabe ao homem balancear a equação de uso do meio virtual. Como pôde ser observado anteriormente, nem todo conhecimento é poder. E, apesar dos benefícios deste último, o homem deve buscar conhecimento nos livros (reais), pois estes são mais confiáveis do que as informações postadas da Rede. Só assim, o ser humano poderá continuar no seu processo de evolução.
~ALU
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceitamos críticas, mas por favor, não use palavrões. Comentários com palavrões não serão publicados.