domingo, 29 de dezembro de 2013

"Os livros foram feitos para serem lidos"


   Há muito já se discute no mundo a importância da literatura na formação do homem. Apesar dos enormes benefícios, muitos países (como por exemplo o Brasil) não investem devidamente em um programa de incentivo à essa atividade. Com isso, esses países ficam situados em baixos patamares em testes que medem a qualidade da educação. O que, então, deveria ser feito para mudar essa triste realidade?
   Com a falta da leitura por parte da população, a mesma passa a depender de outras fontes de conhecimento e informação, como por exemplo, a televisão. Em consequência disso, a humanidade passa a se concentrar cada vez mais no país do "Senso Comum" e, assim, se torna mais fácil de ser manipulada, seja pelo governo ou outra fonte de poder. Além disso, a ausência da leitura nos costumes humanos provoca, entre outros problemas, a falta de criatividade, compreensão, interpretação e raciocínio, o que resulta em dificuldades nas diversas áreas da vida, como a capacidade de resolver problemas pessoais.
   Em decorrência de tais mazelas, a humanidade está se imergindo cada vez mais em um mar sem superfície. O famoso neurocirurgião Ben Carson quase ingressou neste processo. Taxado como o pior aluno da classe, ele teve sua vida "transformada" quando sua mãe passou a obrigá-lo a ler dois livros por semana e a assistir no máximo dois programas televisivos semanalmente. Através dessa tática, o garoto foi se tornando, gradualmente, o melhor aluno da classe e, hoje, é considerado um dos melhores profissionais do mundo, tanto em relação ao desempenho de sua profissão como em relação ao seu exemplo de sucesso. 
   A leitura proporciona benefícios incontestáveis à humanidade e possibilita que o homem migre do país do "Senso Comum"  para o do "Senso Crítico" e, com isso, deixe de ser facilmente manipulado. Mas para que tais rendimentos favoráveis aconteçam, é necessário que tanto pessoas como governos invistam mais na aquisição de livros e na construção e ampliação de bibliotecas. "Os livros foram feitos para serem lidos", como já dizia Ben Carson, mas é necessário que se incentive a prática da leitura. Só assim o conhecimento será, de fato, poder para a humanidade.

~ALU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos críticas, mas por favor, não use palavrões. Comentários com palavrões não serão publicados.