quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Boas perspectivas para um "bom pessimista"


   Na atualidade, a humanidade se vê cercada por uma onda de otimismo. Vários e conceituados escritores no âmbito internacional sugerem uma receita de otimismo para chegar ao sucesso. Mas será que o otimismo é realmente bom ou deveríamos ver o mundo sob uma ótica pessimista?
   Para uma pessoa comum, provavelmente a resposta eleita seria o otimismo, é claro. Contudo, uma matéria veiculada pela revista Superinteressante revela que o pessimismo é sim um bom (e lógico) caminho a ser seguido. Mas por que não viver um princípio otimista?
   Segundo a matéria, o otimismo gera apenas ilusão. Pode-se então, neste momento, alterar de maneira pequena uma das mais célebres frases de Karl Marx. Não seria o otimismo um ópio para o povo? Além disso, o lado otimista já trouxe sérios problemas para o mundo, como a crise de 1929, resultado do excesso de otimismo gerado pelas grandes venda que estavam sendo feitas.
   São fatos negativos como este que levaram grandes "pensadores a pensar" sobre a vida sob a ótica pessimista. A princípio, as informações podem até não convencer, mas depois de um certo estudo percebe-se que os fatos têm (e muita) lógica.
   Segundo estes pensadores, o pessimismo prepara a pessoa para o pior cenário e, assim, ela não vai sofrer mediante um desfecho negativo. Já se uma conquista maior que a esperada vier, é lucro, mesmo que pequeno. O pessimismo leva o indivíduo a aceitar o pior, caso ele vier. Tal prevenção poupa sofrimentos e até mesmo suicídios. Afinal, "é melhor prevenir do que remediar" e, além disso, coisas ruins também têm seu lado bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos críticas, mas por favor, não use palavrões. Comentários com palavrões não serão publicados.